Você já ouviu falar em Comunicação Não Violenta (CNV)? Muita gente pratica essa metodologia, que nasceu nos Estados Unidos. Tanto é que, hoje, ela é conhecida no mundo inteiro.
Mas o que isso tem a ver com condomínio? A resposta é: tudo.
A forma como nos comunicamos determina muito a qualidade das nossas relações. Só que, volta e meia, as questões do dia a dia nos fazem esquecer dessa verdade tão elementar.
É nesse terreno fértil que nascem as discórdias. A maioria dos conflitos que temos com outras pessoas é causada, principalmente, pela nossa má comunicação, mais do que propriamente pelas diferenças de opinião.
Mas, como a comunicação não violenta pode ajudar em uma situação de conflito no seu condomínio? Vamos explicar melhor esse conceito e trazer exemplos práticos para te ajudar a colocar essa ferramenta em prática.
O que é comunicação não violenta?
De forma simples, a comunicação não violenta é uma abordagem comunicativa “desarmada”, que agrega habilidades de falar e ouvir para que os conflitos entre os interlocutores sejam reduzidos. Portanto, é uma condição natural, que afasta a violência do discurso adotado e estabelece uma conexão consciente por meio da empatia e da compaixão.
Em um ambiente que estimule a competitividade, a dominação e a agressividade, tendemos a nos comportar violentamente. Da mesma forma, em um ambiente que estimule a cooperação e o acolhimento, tendemos a agir com generosidade.
Nesse cenário, a CNV atua justamente para modular o tom da nossa comunicação. Pode ser usada como ferramenta nas mais diversas situações – ambiente familiar, corporativo, acadêmico, diplomático e também no condomínio – e por qualquer pessoa. Ou seja, onde houver gente, essa ferramenta pode ser aplicada.
Para isso, é importante se despir do orgulho e deixar de lado as reações. Em outras palavras, é importante que você avalie os seus próprios comportamentos e aprenda a refletir por alguns segundos antes de decidir a melhor ação para o momento.
Quais são os 4 pilares da CNV
O processo da CNV foi organizado de maneira a enxergarmos as coisas em quatro passos bem simples. A partir disso, podemos melhorar a nossa comunicação, torná-la mais eficiente, ser mais bem compreendido e também entender melhor o outro.
Para saber exatamente o que fazer, veja os passos da comunicação não violenta. Assim, você poderá aplicar no seu dia a dia.
1º PASSO: OBSERVAÇÃO
Volte o olhar para dentro de si. Pense no fato que motivou o conflito. Procure limpar julgamentos e preconceitos. Então, olhe para a situação, sem uma opinião já formada sobre aquilo.
2º PASSO: SENTIMENTO
Perceba o que determinada situação gerou, provavelmente, um conflito. Ainda, veja quais sentimentos foram despertados em você. Pergunte-se: “o que eu sinto quando lido com essa situação?” A partir da resposta, você começa a desenvolver o autoconhecimento e acha uma saída para solucionar o problema.
3º PASSO: NECESSIDADE
Levante qual é a sua necessidade. Ou seja, pense no que você precisa para resolver aquela situação. Da mesma forma, considere o outro. Coloque-se no lugar dele e tente entender o que o incomoda na situação. A partir do reconhecimento do seu pensar, sentir e querer, você verá que isso existe no outro também. Junto com ele ou empatizando com ele, busque o significado desse pensamento que está vivo. Às vezes, são opiniões e julgamentos diferentes sobre uma mesma situação. Muitas vezes, isso nos coloca num conflito.
4º PASSO: PEDIDO
Construa acordos, identificando quais capacidades e necessidades estão envolvidas naquela situação. Com gentileza, demonstre o quanto você entende o ocorrido e, principalmente, o lado dele. Não é uma exigência, como seria num diálogo comum. Na verdade, é algo direcionado ao outro, a partir do nosso sentimento e da nossa necessidade. Porém, sempre com o reconhecimento de que o outro pode dizer sim ou não.
Quais são as 7 habilidades que facilitam a aplicação dos 4 passos da CNV?
O significado da CNV implica uma série de habilidades comportamentais para ser viabilizada. No total, você precisa ter ou desenvolver essas 7 competências para aplicar os 4 passos da comunicação não violenta:
- Resiliência;
- Empatia;
- Comunicação;
- Criatividade;
- Autoconhecimento;
- Escuta ativa e profunda;
Todas essas habilidades ajudam a se perceber diante das situações, reconhecendo seus próprios sentimentos. Dessa forma, você consegue definir as melhores reações diante de cada contexto. No dia a dia do seu condomínio, conhecer os passos da comunicação não violenta e as habilidades necessárias é o primeiro passo para resolver os conflitos entre os vizinhos. Por isso, vamos explicar melhor a partir de alguns exemplos a seguir.
O que é Comunicação Não Violenta: exemplos de aplicação no condomínio.
Se pensarmos no dia a dia de um síndico, essa comunicação pode ser utilizada em assembleias, em conflitos individuais (com moradores) dentro do condomínio e em tratativa com funcionários ou prestadores de serviços. Os especialistas separaram dois exemplos práticos de aplicação da CNV no condomínio para você entender melhor.
Caso de Desentendimentos por vagas na garagem foi resolvido com a CNV:
Em um condomínio, no Bairro de Moema/São Paulo, as demarcações das vagas estavam feitas há bastante tempo. Como não eram vagas fixas, quem chegasse antes pararia nas melhores.
Na última vaga, onde sempre parava um Mini Cooper, existia uma vaga para motocicletas que atrapalhava a saída do carro. Para piorar a situação, a vaga da frente era sempre ocupada por uma caminhonete grande.
SITUAÇÃO: O dono do carro pequeno, sempre ficava mal-humorado pela vaga e parava em cima da vaga da moto. Caso contrário, não conseguia manobrar o carro por causa da caminhonete. Ele já não gostava do dono desse outro veículo devido a essa mesma situação. Porém, o vizinho não sabia desse sentimento dele.
Ocorre que outros vizinhos começaram a reclamar do jeito que o Mini Cooper parava. O síndico mandou uma advertência. Contudo, isso só piorou a situação, pois o dono do carro pequeno foi reclamar com o proprietário do veículo grande, alegando que ele atrapalhava sua saída.
O conflito se intensificou quando o dono do carro pequeno recebeu uma multa por desobedecer às normas do condomínio referente às vagas.
Com o uso da CNV foi possível, facilmente, perceber as necessidades de todos e chegar a uma solução bem simples. A mera inversão da vaga da moto pela do automóvel pequeno (vizinhas) ajudava esse veículo a sair sem problemas. O síndico simplesmente inverteu a pintura no chão, sem alterar nada. A multa foi cancelada pois o síndico entendeu a situação do dono do carro pequeno. Por sua vez, o proprietário do Mini Cooper ficou feliz por ter a chance de sair sem problemas. Se contar que todos os moradores ficaram satisfeitos por ganharem uma vaga melhor no prédio.
Como se preparar para praticar a Comunicação Não-Violenta
Agora que você entende o significado da CNV, vale a pena conferir algumas opções para treinar essa abordagem e começar a utilizá-la de forma eficiente. Por isso, listamos alguns cursos, workshops, vídeos e webinars sobre o assunto. Acompanhe.