A MANUTENÇÃO DO CONDOMÍNIO TAMBÉM É RESPONSABILIDADE DO SÍNDICO!

O síndico exerce muitas responsabilidades e uma delas é a manutenção do condomínio. É muito importante que o síndico sempre confira como está o condomínio, para assim propor melhorias e manter a manutenção em dia.

A manutenção é importante para que acidentes sejam evitados e que a segurança seja garantida. Por isso, todo cuidado é necessário! No código civil há itens que abordam o assunto e evidencia que o síndico é responsável pela manutenção de toda a edificação, caso contrário, pode responder civil e criminalmente em casos de acidente ou prejuízo causado por negligência.

Ou seja, manutenção do condomínio é dever do síndico. Então, confira alguns cuidados que ele deve ter:

  • Gás

As instalações de gás precisam ser inspecionadas, pois vazamento de gás é um acidente grave. Pelo menos uma vez por ano a central precisa ser verificada e a cada 3 anos é indicado verificar os ramais. Se houver uma mudança brusca na conta de gás, pode ser sinal de vazamento. É ideal que os condôminos fiquem atentos e que o síndico adiante a inspeção. Além disso, é importante lembrar que deve ser emitido laudo e recolhido ART.

  • Para-raios

Os para-raios também devem ser inspecionados e cabe ao síndico providenciá-lo. Procurar uma empresa habilitada é importante para a emissão de um laudo, além da ART, que é Anotação de Responsabilidade Técnica.

  • Portões, alarmes e interfones

É sempre bom conferir frequentemente se os portões, alarmes e interfones estão funcionando. Quando há algum problema, é interessante ter uma empresa de confiança que atenda rápido e faça a manutenção correta.

  • Sistema de combate a incêndio

É muito importante todo condomínio ter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) atualizado. Ter essa vistoria prova que o condomínio está em dia com as devidas obrigações de segurança contra incêndio.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn